Spaghetti alle vongole
Principais

Spaghetti alle vongole

Esta receita é daquelas que, num primeiro momento, podem parecer difíceis, afinal, leva conchas e tal. Mas não se deixe enganar: é fácil, fácil. As conchas são uma mão na roda, pois, ao abrir, elas avisam você que estão prontas. Diferente de outros frutos do mar, é difícil errar o ponto do vôngole.  Ressalto aqui algumas informações que farão diferença no resultado final:

– Use vôngoles com casca, pois é delas que vêm boa parte do sabor do caldo;

– Na hora de cozinhar com vinho, não use um muito especial, pois isso não fará diferença no sabor final do prato e você “gastará” à toa. Porém, não use algo tão barato a ponto de você não gostar do sabor;

Há um vídeo da receita disponível no meu Instagram. Para ver, CLIQUE AQUI.

4 porções
Ingredientes
Ingredientes da pangritata (farofa de pão):
  • 1 xícara de pão bem picadinho (pode ser pão velho, desde que não esteja muito duro)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes da massa:
  • 400 g de espaguete ou linguine (precisa ser massa seca e longa)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 punhado de salsinha fresca picada
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 1 kg de vôngole com casca
Preparo
Modo de preparo da pangritata
  1. Triture o pão no liquidificador ou no processador até obter uma farinha grossa.
  2. Aqueça uma frigideira em fogo médio, adicione o azeite e deixe esquentar por 1 minuto. Adicione o pão e toste-o, mexendo para que não queime. Quando o pão estiver dourado, desligue o fogo. Tempere com raspas de limão, sal e pimenta-do-reino. Coloque em um recipiente e reserve. Obs: não deixe a farofa na frigideira quente, pois ela continuará a cozinhar e poderá queimar.
Modo de preparo da massa:
  1. Aqueça uma panela grande (onde caibam as conchas e a massa) e adicione o azeite. Deixe aquecer por 1 minuto e então adicione o alho picado e a pimenta calabresa. Deixe dourar por 1 ou 2 minutos e então adicione o vôngole. Atenção: descarte qualquer concha que já esteja aberta.
  2. Logo na sequência, acrescente o vinho branco e tampe a panela. Aumente o fogo e deixe cozinhar até que a conchas se abram, descartando qualquer concha que não fique aberta ao final. Com uma escumadeira, retire as conchas já cozidas e reserve.
  3. Cozinhe a massa por alguns minutos a menos do que sugere a instrução do pacote uma vez que, depois escorrê-la, ela irá para a panela e será misturada com as conchas. Por isso, cozinhará mais um pouco. Separe ½ xícara da água do cozimento da massa e reserve. Escorra a massa e reserve-a na panela aquecida, mas fora do fogo.
  4. Pegue a água do cozimento da massa que você separou e adicione ao vinho branco. Em fogo médio-alto, acrescente a massa e misture com afinco. Para mexer bem, utilize um pegador (tome cuidado para não quebrar a massa). A ideia é incorporar a massa ao caldo ao passo que ele reduz e "engrossa" levemente por conta do amido da água do cozimento. Retire do fogo e coloque em uma vasilha grande ou já sirva dividindo entre os pratos. Obs: É importante salientar que essa não é uma massa que ficará coberta por um molho grosso, como um molho branco ou de tomate.
  5. Finalize com a farofa de pão e a salsinha picada. Sirva imediatamente.