Torta Caprese

Torta Caprese

Desde que testei esta receita do blog Pretty. Simple. Sweet, caí de amores! Apesar do nome, é um bolo que, no lugar da farinha de trigo, leva farinha de amêndoas e chocolate derretido. O resultado? Uma massa molhada, quase cremosa! Ela é bem especial, mas pode ser feita num jantar de dia de semana para receber os amigos, por exemplo, já que o preparo não é complexo! Sirva sozinha, com creme de leite fresco batido ou com sorvete.

Ah, é esperado que ela forme uma crosta fina na superfície que se quebre ao esfriar. Fique tranquilo!

Rendimento: de 8 pedaços a 10 pedaços


Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo

200g de manteiga sem sal

4 ovos separados (as claras da gemas)

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de farinha de amêndoas

1/4 de colher (de chá) de sal

Cacau em pó para polvilhar


Modo de preparo:

01/
Preaqueça o forno a 180°C e prepare uma forma redonda de fundo removível. Corte dois pedaços de papel manteiga, sendo um para cobrir o fundo da forma e um para cobrir a lateral. Para grudar bem o papel, espalhe um pouco de manteiga antes. Por fora, cubra a base e um pedaço da lateral da forma com papel alumínio para evitar que vaze durante o cozimento.

02/
Pique o chocolate grosseiramente e derreta-o com a manteiga no microondas, aquecendo por aproximadamente 30 segundos, ou no fogão em banho-maria. Para o banho-maria, encha uma panela de água até a metade e leve a fervura. Apoie sobre a panela uma tigela que comporte a manteiga e o chocolate. Atenção: não deixe a tigela encostar na água! Assim que derreter, misture bem e reserve.

03/
Em uma outra tigela, coloque as gemas e metade do açúcar (apenas 1/2 xícara) e bata com a ajuda de um fouet até obter uma mistura mais cremosa e mais esbranquiçada. À mistura de gemas e açúcar, adicione o chocolate e a manteiga já derretidos, a farinha de amêndoas e o sal. Reserve.0

04/
Em uma batedeira, bata as claras com o restante do açúcar até obter claras em neve brilhantes e que formam pequenos “picos” quando puxadas para cima.

05/
Com a ajuda de uma espátula, incorpore 1/3 das claras em neve na mistura de chocolate. Mexa com cuidado para não desfazer todas as bolhas de ar. Assim que tiver sido totalmente incorporada, repita o procedimento mais duas vezes até que toda a clara em neve tenha sido misturada.

06/
Despeje a massa na forma já preparada e alise a superfície. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que as laterais estejam firmes, mas o meio ainda esteja levemente mole. Para saber o ponto, bata o punho com um pouco de força na alça da porta do forno e veja como o bolo se comporta: o centro deve dar uma leve tremida, mas as laterais não.

07/
Tire do forno e deixe esfriar por completo. Então, leve a geladeira por pelo menos 4 horas para que fique firme.

08/
Na hora de servir, polvilhe cacau em pó com a ajuda de uma peneira fina.