Sanduíche de frango com iogurte e curry
Sanduíches

Sanduíche de frango com iogurte e curry

Os americanos chamam de chicken salad, ou salada de frango esse preparo de frango cozido/grelhado desfiado, normalmente acompanhado por salsão e temperado com maionese. Pode ser servido puro ou como recheio de sanduíche — meu jeito favorito de servir e consumir.

Você pode grelhar/assar seu peito de frango ou, como eu costumo fazer, usar o frango da padaria já assado. Eu amo assar um frango no final de semana, mas sou uma grande defensora dos de padaria, pois nem sempre dispomos do tempo e ânimo necessários, sobretudo durante a semana. Quando recorremos ao “frango de televisão” em uma receita, eliminamos uma etapa do preparo sem abrir mão de sabor e sem apelar para produtos industrializados e ultraprocessados. Facilite sua vida e seja feliz 🙂 

Eu substituí maionese por iogurte pelo simples fato de que amo iogurte em tudo e acho que ele aporta untuosidade e cremosidade, como a maionese, mas com a diferença de que consigo usar em maiores quantidades — deixando meu sanduíche mais substancioso.

2 porções
Ingredientes
  • 250g a 300g de peito de frango grelhado ou assado desfiado
  • 200g de iogurte grego sem açúcar
  • 1/2 col (sopa) de curry em pó
  • 1 xíc (chá) de repolho fatiado finamente
  • Suco de limão a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
Preparo
  1. A opção mais fácil é comprar um frango assado na padaria mais próxima. Caso queira fazer o frango, ok: tempere bem, grelhe ou asse e depois desfie o frango.
  2. Numa tigela, misture o iogurte, o curry, o limão, o sal e a pimenta-do-reino. Na sequência, misture o iogurte temperado ao frango desfiado e misture bem.
  3. Fatie o repolho o mais fino que puder com a ajuda de uma faca afiada ou, melhor, com um mandolim. Lave, seque bem e então tempere o repolho com sal, azeite e limão, mas apenas na hora em que for servir o sanduíche, ok? Do contrário, ele irá soltar água e perder a crocância.
  4. Para montar o sanduíche, divida o creme de frango em duas porções e coloque cada uma delas sobre uma fatia de pão de forma integral ou de cereais. Cubra cada uma delas com uma metade do repolho e feche o sanduíche com a outra fatia de pão. Caso queira, você pode tostar levemente o pão na torradeira antes de montar.