
Ingredientes
- 4 filés de anchova
- 1/2 dente de alho
- sal
- 2 gemas de ovo
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
- 3 colheres (sopa) de parmesão ralado + para finalizar.
- Pimenta-do-reino a gosto
- 3 corações de alface romana
- 3 xícaras (chá) de pão picado irregularmente (eu prefiro usar pão de fermentação natural, mas fica a seu critério)
Preparo
- Comece pelos croutons. Preaqueça o forno a 180°C. Disponha os pedaços de pão em uma assadeira de maneira que não se sobreponham uns aos outros. Regue com três colheres (sopa) de azeite, guardando o restante para o molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e reserve.
- Faça o molho (que pode ser preparado com até um dia de antecedência se bem armazenado na geladeira). Em um pilão, amasse os filés de anchova, o alho e uma pitada de sal. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente as gemas, o suco de limão e a mostarda. Misture com um fouet.
- Comece a adicionar o azeite, gota por gota (não é exagero e fará diferença na emulsão), mexendo constantemente. Quando terminar, repita o procedimento com o óleo. O processo deixará o molho mais espesso e consistente. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Lave e seque muito bem as folhas de alface. Como o coração da alface romana não tem folhas muito grandes, gosto de deixá-las inteiras, pois acho que fica mais bonito e com uma textura mais interessante.
- Em uma tigela grande, misture as folhas de alface, os croutons e o molho. Vá adicionando o molho aos poucos até atingir a quantidade que te agrada. Finalize com queijo parmesão ralado ou em lascas, como fiz nessa foto.