
Ingredientes
- 600g de carne de porco fatiada finamente (no mercado, procure pelas carnes para sukiyaki) descongelada
- ½ pera asiática (pode ser substituída por outro tipo de pera ou mesmo por maçã)
- ½ cebola
- 3 colheres (sopa) de pimenta gochujang
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- 3 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de pimenta gochugaru
- 2 colheres (sopa) de saquê mirim para uso culinário
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado
- ⅛ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída
- Óleo vegetal quanto baste
- 1 colher (sopa) de gergelim tostado (opcional)
Preparo
- Comece fazendo a marinada. Em um liquidificador, misture a pera, a cebola, as pimentas gochujang e gochugaru, o mel, o saquê mirim, o alho, o gengibre e a pimenta-do-reino.
- Em uma tigela, misture a carne e a marinada. Cubra a tigela e deixe marinar por pelo menos 30 minutos (até 1 hora é suficiente). Atenção: a carne fatiada para sukiyaki costuma ser vendida congelada. Caso você se esqueça de descongelar a carne antes, tudo bem. Regue-a ainda congelada com a marinada e isso fará com que ela descongele rapidamente.
- Aqueça uma frigideira (preferivelmente de ferro) ou uma chapa em fogo médio/alto. Adicione 1 colher (sopa) de óleo vegetal e então grelhe as fatias de carne por 3 ou 5 minutos. É importante tomar cuidado para não encher demais a frigideira, pois caso coloque muita carne de uma vez só, você irá cozinhá-la em vez de grelhá-la. Lembre-se de colocar uma colher de óleo antes de cada nova leva.
- Se desejar, finalize com um pouco de gergelim tostado. Sirva acompanhado por arroz e banchans, as tradicionais porções variadas que acompanham as refeições coreanas.