Limonada de lichia
Bebidas & Drinques

Limonada de lichia

Esta receita é um pequeno twist na limonada de sempre, já que leva lichias. Como essa não é uma fruta fácil de ser encontrada fresca, seja porque não chega a determinadas regiões, seja por questões de sazonalidade, a versão em lata é uma ótima pedida. Ela vem numa calda levemente doce, mas que está longe do dulçor das frutas em caldas comumente consumidas no Brasil. Você vai bater tudo no liquidificador e coar. Só isso! Em poucos minutos você tem uma bebida bem refrescante, diferente e sem álcool. Para quem quiser dar a famosa “batizada”, uma dose de vodca pode cair bem.

6 a 8 porções
Ingredientes
  • 200ml de suco de limão siciliano
  • 2 latas de lichia em conserva (em torno de 550g com a calda)
  • 3 xíc (chá) de água gelada
  • Açúcar a gosto (opcional)
  • Hortelã para servir (opcional)
Preparo
  1. Num liquidificador, bata as lichias com a calda, o suco de limão e a água até obter um suco homogêneo. A acidez dos limões pode variar, sobretudo se usar limão-taiti no lugar do siciliano. Então, prove e ajuste a quantidade de água. Caso queira, adicione um pouco de açúcar (eu adiciono cerca de ⅛ de xícara para essa quantidade de suco).
  2. Coe o suco e coloque-o numa jarra para servir (se for transparente, mais legal, pois dá pra ver o suco com seu tom leitoso). Adicione algumas pedras de gelo e algumas folhas de hortelã aos copos. Caso faça o suco com antecedência, deixe na geladeira e adicione as pedras de gelo apenas na hora de servir.