Gnudi
Principais

Gnudi

Gnudi é um prato típico da Toscana e significa “pelado”, pois é como se fossem recheios de ravioli, mas sem a massa. São bolotinhas bem delicadas feitas de ricota com espinafre e cobertas com manteiga e sálvia. Os segredos consistem em não usar farinha na massa, mas ser generoso na hora de moldar as bolotas, e não deixar de refrigerá-las antes de levar à fervura. Muito simples e muito gostoso. Ah, em italiano, “g” seguido por “n” tem som de “nh”.

2 a 3 porções
Ingredientes
  • 250g de ricota fresca (creme de ricota não funciona)
  • 600g de folhas de espinafre (em torno de 2 maços grandes)
  • 5 colheres (chá) de parmesão ralado + para servir
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Farinha de trigo para polvilhar e enrolar os gnudis
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 5 folhas de sálvia
  • Noz-moscada a gosto
Preparo
  1. Caso esteja usando uma ricota com alto teor de água (muito mole), é melhor colocá-la sobre uma peneira e deixar escorrer por aproximadamente 40 minutos. Caso sua ricota seja mais firme (o ideal), está pronta pra ser usada!
  2. Aqueça uma frigideira e acrescente as folhas de espinafre. Provavelmente, você terá que fazer isso duas ou três vezes - a depender do tamanho da sua panela. Adicione 2 colheres (sopa) de água quente e tampe a frigideira. Deixe que elas cozinhem até murcharem bem.
  3. Apoie uma peneira sobre uma tigela e coloque as folhas de espinafre já cozidas sobre ela. Com a ajuda de uma colher, esprema bem para tirar toda a água. Então, corte as folhas grosseiramente. Você deverá ter em torno de 300g de espinafre, ou seja, metade da quantidade inicial.
  4. Em uma tigela, quebre o ovo e bata ligeiramente com um garfo. Misture o espinafre, a ricota e o parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  5. Prepare sua "estação" de trabalho para moldar os gnudis: ao lado da tigela da massa tenha uma outra tigela com um pouco de farinha seguida de uma tábua de madeira ou assadeira com um pouco de farinha.
  6. Com as mãos úmidas para não grudar, faça bolotas de massa do tamanho de uma noz. Passe pela farinha de modo a cobri-las muito bem - isso vai ajudá-las a manter o formato na hora de cozinhar. Deposite as bolotas na tábua enfarinhada. Leve os gnudis à geladeira por meia hora para que fiquem bem firmes. Atenção, pular essa etapa pode fazer com que elas fiquem moles e se desfaçam na panela de água quente!
  7. Aqueça uma panela com água. Quando começar a ferver, salgue bem a água - queremos algo como a água do mar. Em uma frigideira, derreta a manteiga com as folhas de sálvia e um pouco de noz-moscada. Cuidado para não queimar a manteiga.
  8. Coloque os gnudis na panela de água fervendo. Eles estarão prontos quando subirem à superfície. Retire com a ajuda de uma escumadeira ou outra colher que ajude a escorrer a água. Coloque-os diretamente na frigideira com a manteiga e aqueça-os rapidamente. Queremos apenas esquentar o molho junto com os gnudis. Se você achar muito difícil gerenciar a cocção dos gnudis e passá-los diretamente pra frigideira sem deixar a manteiga queimar, faça em etapas. Cozinhe os gnudis e vá colocando-os em uma assadeira untada com azeite. Quando terminar, coloque-os na frigideira com a manteiga e aqueça-os.
  9. Sirva com parmesão ralado.