
Ingredientes
- 500g de batata
- 1 folha de louro
- 2 latas de atum
- 2 ovos
- 1 cenoura média
- ¼ de xícara (chá) de ervilha em lata
- ⅓ de xícara (chá) de maionese
- Suco de 1 limão siciliano
- Raspas de 1 limão siciliano
- Sal a gosto
- Azeite de oliva a gosto
Preparo
- Descasque e pique as batatas em cubos médios a pequenos ― mais ou menos do tamanho da ponta do seu polegar. Coloque-os em uma panela, cubra com água fria, coloque a folha de louro e tempere com sal. Cozinhe até que a batata esteja macia, mas não tão mole. Reserve.
- Descasque a cenoura e pique em cubos pequenos ― um pouquinho maiores que uma ervilha. Cozinhe em água fervente e salgada até que estejam macias, mas não muito moles. Reserve.
- Aproveite a água quente das cenouras e cozinhe os ovos por aproximadamente 12 minutos, até que as gemas estejam duras. Quando esfriarem, descasque-os, pique-os em "cubos" (não serão nada uniformes e tudo bem) e reserve.
- Em uma tigela que seja grande o suficiente para colocar todos os ingredientes e misturá-los, coloque o atum, a batata, a cenoura, a ervilha, os ovos e a maionese. Tempere com sal a gosto, o suco de limão e um fio de azeite. Misture e prove. Se achar necessário, salgue mais um pouco ou coloque mais suco de limão.
- Coloque a ensaladilla rusa na travessa que for servir. Regue com azeite e finalize com as raspas de limão. Em um dia de calor, essa salada fica gostosa quando servida fria (mas não gelada).
- Variações possíveis: - Adicione um punhado de azeitonas verdes ou um pouco de pimentão vermelho picado em cubos pequenos. - Finalize a salada com um ovo cozido (extra) ralado finamente ― essa adição tem um efeito visual legal. - Você pode usar o limão taiti no lugar do siciliano, mas ele costuma ser mais ácido e render menos suco. As medidas eventualmente