CURRY COM TOMATE ASSADO
Principais, Vegetarianos & Veganos

CURRY COM TOMATE ASSADO

Esta receita é inspirada na de Julius Roberts, que faz um curry do zero: tosta as especiarias e depois as mói, além de usar folhas de curry. Como tais folhas não são facilmente compradas por nós do Brasil, resolvi adaptar a receita usando curry em pó. O prato ficou delicioso e acabou com uma etapa a menos, cabendo até num almoço de dia de semana.

Usei apenas um tipo de tomate, que foi o que encontrei maduro, mas vocês podem (e devem!) misturar tipos diferentes. Servi o preparo com um arroz basmati integral, mas você pode usar outro de sua preferência. Ah, o caldo que desprende dos tomates assados é delicioso. Não jogue fora! Beba na hora, use para fazer um molho de salada ou use para chuchar um pão.

2 a 3 porções
Ingredientes
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1 cebola fatiada em meias-luas finas
  • 4 dentes de alho fatiado finamente
  • 3 colheres (sopa) de curry em pó
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pó
  • 900ml de leite de coco
  • ¼ de xícara (chá) de iogurte natural ou grego
  • 1kg de tomate maduro
  • Sal e azeite de oliva a gosto
Preparo
  1. Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel manteiga e, sobre ele, coloque os tomates inteiros. Regue com azeite e tempere com sal. Leve ao forno por cerca de 45 minutos a 1 hora ou até que os tomates estejam com seus sabores concentrados, tendo perdido um bocado de sua água, mas ainda com sua forma inteira. Retire do forno e reserve.
  2. Enquanto os tomates estão assando, aqueça uma frigideira sobre fogo médio e derreta o óleo de coco. Junte a cebola e cozinhe até que esteja macia, mas não dourada. Adicione o alho, cozinhe por mais uns dois minutos e então adicione o curry e o gengibre em pó. Cozinhe por aproximadamente 4 ou 5 minutos sem deixar queimar.
  3. Adicione o leite de coco e mexa bem, raspando o fundo da frigideira. Limpe as garrafinhas de leite de coco com um pouco de água e adicione à panela. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo por aproximadamente 30 minutos ou até começar a engrossar. Desligue o fogo e separe algumas colheradas do curry em uma tigela pequena. À tigela com curry adicione o iogurte. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Devolva essa mistura à panela e misture. Prove e ajuste o tempero, caso ache necessário.
  4. Coloque o preparo na travessa onde será servido e, então, adicione os tomates, tomando cuidado para não despedaçá-los. Regue-os com um pouco mais do curry e sirva com arroz basmati integral ou outro de sua preferência.