Coalhada preguiçosa
Entradas, Molhos, pastas & Patês, Vegetarianos & Veganos

Coalhada preguiçosa

Esta receita é feita com iogurte natural, mas também é possível fazê-la com iogurte grego (não adoçado). Nesse caso, ficará pronta ainda mais rápido, embora um pouco mais custosa. Aliás, fico feliz de ver mais opções de iogurtes naturais e gregos não adoçados em potes grandes aparecendo nos mercados – é um ótimo ingrediente para termos sempre à mão. Uso essa coalhada como entrada,, para finalizar sopas, comer pura com pão, colocar em sanduíches, como acompanhamento de carnes e também para fazer molhos e finalizar saladas.

Receita vegetariana.

Ingredientes
  • 500g de iogurte natural 
  • 1 colher (chá) de sal refinado
Preparo
  1. Misture o sal com o iogurte.
  2. Pegue uma tigela e sobre ela coloque uma peneira que tenha capacidade para comportar todo o iogurte. Cubra a peneira com um pano de prato limpo, de maneira que ele fique bem centralizado. Então, despeje o iogurte sobre o pano e o amarre, “embrulhando” o conteúdo.
  3. Deixe o iogurte escorrer por aproximadamente 6 horas em um local fresco e que não bata sol. Caso queira uma coalhada ainda mais espessa, deixe escorrer por mais tempo. Guarde num pote hermético na geladeira. 
  4. Observação: caso faça a receita com iogurte grego natural, o tempo será um pouco menor. A partir de 4 horas escorrendo, você poderá obter sua coalhada. Vá checando até atingir a consistência desejada.