Calda de manga e maracujá
Sobremesas

Calda de manga e maracujá

Essa calda leva bastante fruta e pouco açúcar. Eu adoro sobremesas com maracujá e gosto da textura das sementes, mas até um certo ponto. Por isso, maneiro na quantidade. Como? Passo a polpa pela peneira e depois separo uma quantidade menor de sementes para adicionar de volta à polpa. Assim garanto um pouco da textura crocante e um pouco da graça que os pontinhos pretos conferem!

A calda combina perfeitamente com o PUDIM DE IOGURTE, mas acredito que você também vá gostar de servi-la com um sorvete de baunilha ou mesmo com um iogurte pela manhã. 

Ingredientes
  • 2 mangas do tipo tommy (aproximadamente 700g com casca e caroço)
  • 1 xícara de polpa natural de maracujá (aproximadamente 2 maracujás grandes)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Suco de 1/2 limão siciliano
  • 1 colher (chá) de maizena
Preparo
  1. Pique a manga em cubos e coloque em uma panela junto com o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo médio até que a manga comece a se desfazer e o caldo engrosse. Desligue o fogo e reserve.
  2. Retire a polpa do maracujá e passe por uma peneira. Com a ajuda das costas de uma colher, vá raspando pra lá e pra cá de modo que reste apenas sementes. Sugiro separar uma quantidade pequena de sementes para "devolver" à polpa de modo que a calda tenha a textura crocante, mas sem exagero. Você também pode optar por usar a polpa sem nenhuma semente, caso prefira.
  3. Misture bem a maizena com a polpa de maracujá. Despeje a polpa de maracujá na panela com a manga e cozinhe em fogo médio até que a calda engrosse. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  4. Sirva com o pudim de iogurte, sorvetes, salada de frutas ou com iogurte no café da manhã!