Alho confitado
Molhos, pastas & Patês

Alho confitado

A parte mais trabalhosa desta receita é descascar os dentes do alho. Para que tal tarefa não seja tão enfadonha, sugiro preparar uma playlist ou separar um podcast. Dito isso, o resto é fácil, pois inclui apenas colocar o alho e o azeite na panela e cozinhar. Algumas pessoas mais sensíveis podem precisar de luvas de borracha para evitar ardência da pele. Atenção, o segredo aqui é prestar bastante atenção na hora do cozimento, porque queremos cozinhar len-ta-men-te, sem deixar que o alho frite.

Ingredientes
  • 3 cabeças grandes de alho
  • 1 ½ xícara (chá) de azeite de oliva
Preparo
  1. Antes de mais nada, escolha uma panela que permita que a quantidade de azeite indicada cubra o alho. Ou seja, cuidado para não escolher uma panela muito grande e fazer com que o alho fique descoberto.
  2. Coloque os dentes de alho num pote e cubra com água bem quente. Deixe de 5 a 10 minutos, até que a casca comece a soltar com mais facilidade. Descasque todos os dentes de alho. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis e sentir uma leve ardência na pele. Se for o caso, usar luvas de borracha pode ser uma boa ideia.
  3. Coloque os dentes de alho na panela, cubra com o azeite e ligue o fogo em potência média. Assim que aparecerem bolhas pequenas, abaixe o fogo ao mínimo. Deixe confitar até que os dentes de alho estejam dourados e bem macios, a ponto de você conseguir amassar com o garfo. Importante: cada fogão tem uma potência e, às vezes, o fogo mais baixo ainda é forte e pode fritar/queimar o alho. Se o azeite começar a borbulhar com intensidade, tire a panela do fogo de vez em quando, deixe esfriar e então volte ao fogo. Repita essa operação até que os alhos estejam no ponto.
  4. Coloque-os num pote hermético esterilizado, de maneira que o azeite cubra todos eles, e guarde sempre na geladeira. Ah, use sempre um talher limpo para retirar os alhos do pote, ok?