Quadradinhos de abobrinha, ricota e feta

Quadradinhos de abobrinha, ricota e feta

Daquelas receitas misturou-e-assou, sabe? Um pouco mais consistente que a frittata, ela leva um pouco de farinha no preparo. A combinação abobrinha, ricota e queijo feta é leve e ideal para jantares em dias quentes. Com uma taça de sauvignon blanc geladinho é como sextar em qualquer dia da semana.

Rendimento: de 8 a 10 porções


Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada em cubinhos pequenos

2 dentes de alhos amassados

4 abobrinhas médias

200g de queijo feta

200g de ricota fresca

1/2 xícara (chá) de parmesão ralado

1/4 de xícara (chá) de ciboulette picada finamente – a cebolinha francesa. Caso não encontre, use a cebolinha normal

Sal e pimenta-do-reino a gosto

6 ovos

1 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento peneirada


Modo de preparo:

01/
Preaqueça o forno a 180°C. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e adicione a cebola. Quando começar a dourar, adicione o alho. Deixe refogar por mais 3 minutos, tomando cuidado para o alho não queimar. Reserve.

02/
Rale as abobrinhas no lado mais grosso do ralado, mas pare quando avistar as sementes, pois os miolos não serão usados nesta receita. Aproveite de alguma outra forma.

03/
Em uma tigela grande, misture as abobrinhas raladas, a cebola refogada, o queijo feta despedaçado, a ricota despedaçada, o parmesão ralado, a ciboulette, o sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem tomando cuidado para não desfazer os pedaços de queijo.

04/
Em outra tigela, misture os ovos e a farinha de trigo. Adicione à tigela das abobrinhas e misture. De novo: tome cuidado para não desfazer os pedaços de queijo.

05/
Despeje a mistura em uma forma refratária untada com um pouco de óleo. Alise a superfície com uma faca e, caso tenha sobrado um pouco de parmesão, salpique por cima.

06/
Leve ao forno por aproximadamente 40-45 minutos ou até que esteja bem dourado. Corte em quadrados e sirva quente ou em temperatura ambiente acompanhada por uma salada de folhas ou legumes grelhados.