Papa pomodoro

Papa pomodoro

Quem me apresentou esse prato, muitos anos atrás, foi o chef André Mifano, quando eu era sommelier do seu restaurante italiano, o Vito. Aqui escorreu pela minha garganta diretamente para meu coração! Pão cozido em molho de tomate e nada mais. Uma versão parecida com o que minha mãe fazia para mim: abrir um pão francês e recheá-lo com molho. 

Caso você tenha um molho e tomate pronto na geladeira, use-o. Basta seguir as instruções a partir do momento em que se adiciona o caldo.

Rendimento: 4 porções


Ingredientes:

1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva

1 cebola picada em cubos pequenos

2 dentes de alho finamente fatiados

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

600g de tomate pelado em lata

50g de manteiga sem sal

1 litro de caldo de legumes ou de água

1 folha de louro

300g de ciabatta ou outro pão (se estiver “velho”, também serve) picados com as mãos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Páprica doce a gosto


Modo de preparo:

01/
Em uma panela, esquente o azeite. Adicione a cebola, uma pitada de sal e mexa por aproximadamente 5 minutos. Adicione o alho e mexa por mais 2 minutos.

02/
Adicione a pasta de tomate e a páprica, caso decida usar. Misture bem. Cozinhe até que a mistura escureça e o tomate caramelize. Despeje os tomates enlatados, esmagando-os com as mãos.

03/
Adicione o caldo de legumes (ou água) e a folha de louro. Deixe ferver por 15 minutos. Introduza os pedaços de pão e misture até que estejam incorporados. Deixe cozinhar por mais 5 – 10 minutos, ops até que estejam amolecidos e tenham sido incorporados e formado uma papa. Prove e tempere com sal e a pimenta-do-reino a gosto.

04/
Sirva com queijo ralado ou, como fiz na foto, com pedacinhos de alho frito.