Acquacotta

Acquacotta

É um prato muito simples, que consiste em legumes cozidos em um molho de tomate, uma das receitas mais icônicos da região de Maremma, na Toscana (Itália). Cada nonna tem a sua receita. Essa é apenas uma versão de tantas outras.

Rendimento: 4 porções


Ingredientes:

1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva

1 cebola picada em cubos pequenos

2 talos de salsão picados em cubos pequenos (use a parte superior como guarnição em um Bloody Mary ou outra coisa de sua preferência)

1 abobrinha picada em cubos médios

2 cenouras picada em cubos médios

2 colheres (sopa) de estrato de tomate

100ml de vinho branco (ou água)

2 dentes de alho

1 litro de caldo de legumes ou água

600g de tomate pelado

4 ovos

Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

01/
Em uma panela (que tenha tampa) sobre fogo médio, adicione o azeite e refogue a cebola, o salsão e a cenoura com uma pitada de sal por aproximadamente 5-8 minutos.

02/
Adicione o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até que o tomate caramelize e ganhe uma cor mais amarronzada. Você verá que se formará uma crosta no fundo da panela. Despeje o vinho branco e, com uma colher de pau, mexa e raspe essa crosta.

03/
Assim que o vinho secar, adicione as abobrinhas e cozinhe por 3 minutos. Então, introduza os tomates pelados esmagando-os com as mãos. Mexa bem.

04/
Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar até que o caldo reduza, mas sem deixar secar demais. É preciso haver um pouco de líquido para cozinhar os ovos. Prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino.

05/
De maneira espaçada, quebre os ovos e aninhe-os cuidadosamente dentro do molho. Tampe e abaixe o fogo. Assim que os ovos estiverem cozidos desligue e sirva imediatamente.

06/
Sirva com um pão se sua preferência.